É um documento que contém informações de como foi realizada a visita ao cliente, para que desta forma possa ser avaliada a qualidade do atendimento e gerar indicadores necessários ao gerenciamento.
Garantir qualidade no atendimento não possui uma fórmula mágica, mas podemos padronizar criando processos e ações para colher informações fazendo um Relatório de Visita Técnica, o RVT. Se você possui um processo de visita deve fazer análises e avaliações constantes para melhorar seu processo, mas o que vai permitir você conhecer o detalhe é se tiver em mãos um bom relatório dos acontecimentos na visita. É nele que irá constar as falhas nas visitas, erros de planejamentos ou outros não vistos a olho nu.
Este documento deve ser preenchido pelo técnico de campo e não elaborado por ele, ou seja, ele já deve ter os dados básicos, vamos listar alguns, mas vamos comentar dois com muita atenção:.
Nesta etapa é ideal que seja realizada uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento e resolução do problema, isso após a conclusão do atendimento. Não deve ser feito pelo técnico mas sim por outra equipe. Pode-se, por exemplo, disparar um formulário para colher informações do cliente. Esteja preparado para receber críticas e elogios.
Conclusão
As perguntas dos RVT podem ser fechadas ou abertas, perguntas abertas são espaços livres que seu técnico pode completar e perguntas fechadas são opções que ele pode marcar. Este tipo de pergunta (fechada) gera ótimos indicadores para outras tomadas de decisão. Por exemplo: Qual é o problema? Queda de sinal. O que foi feito? Solda na fibra. Se esta situação está ocorrendo com frequência pode ser um sinal de problema com a fibra e que é necessário a troca da marca ou do fornecedor.
Todos os dados aqui dispostos e recolhidos devem ser analisados e tratados, lembre-se um bom processo e uma ótima análise evitam problemas, reduzem custos, aumentam receita, aumentam a satisfação do cliente.
Mobirise web software - Check this